A antecipação de recebíveis é uma estratégia financeira cada vez mais utilizada por empresas de diversos segmentos. Ele é uma forma de conseguir dinheiro a curto prazo, principalmente para quem precisa de capital de giro. É importante destacar que, nesse processo, é fundamental a organização e o planejamento da empresa e das pessoas envolvidas nesse processo.
Abaixo, apresentamos os conceitos básicos dessa prática e os benefícios que ela pode trazer para o seu negócio.
![](https://prospectfidc.com.br/wp-content/uploads/2024/08/IMG-1-1024x576.jpg)
O que é Antecipação de Recebíveis?
A antecipação de recebíveis é uma operação financeira na qual uma empresa vende seus recebíveis futuros para uma instituição financeira como bancos, fundos de investimento, securitizadoras ou factorings.
Esses recebíveis podem ser em formato de cheques pré-datados, duplicatas, boletos, contratos de prestação de serviço ou até mesmo cartões de crédito.
A antecipação permite que a empresa obtenha o dinheiro imediatamente ao invés de esperar pelo pagamento dos clientes. A antecipação de recebíveis, assim, é uma alternativa viável para a empresa conseguir uma folga no fluxo de caixa, honrando com seus pagamentos nas datas previstas.
Estamos falando, portanto, de uma alternativa para quem precisa de dinheiro imediatamente, mas ela não deve ser usada como um “curativo” contínuo para momentos de crise. É importante que a empresa busque opções junto aos seus fornecedores para estender ao máximo os prazos de pagamento e reduzir o quanto puder nos prazos de recebimento, melhorando o desempenho do caixa da empresa e diminuindo o custo financeiro da operação de antecipação de recebíveis.
Por que recorrer à antecipação de recebíveis?
A antecipação de recebíveis proporciona flexibilidade financeira e permite que as organizações utilizem esses recursos disponíveis no curto prazo para:
- Suplantar a necessidade de capital de giro decorrente do aumento de vendas;
- Investir no crescimento;
- Pagar fornecedores;
- Aproveitar boas oportunidades de negócios;
- Quitar obrigações financeiras.
É importante destacar que a antecipação de recebíveis não se trata de um empréstimo, mas de uma venda dos direitos creditórios. A empresa, nesse caso, está cedendo o direito de receber os valores para a instituição financeira em troca de uma quantia imediata.
Ainda, ela pode ser aplicada a diferentes tipos de empresas e setores, desde pequenos negócios até grandes corporações, principalmente porque oferece uma solução financeira flexível que se adapta às necessidades específicas de cada cliente.
É sempre importante destacar, entretanto, como já dito anteriormente, que a antecipação de recebíveis pode oferecer riscos à saúde do caixa das empresas se usada de maneira descuidada. Não é, desta forma, uma ação que deve fazer parte do dia a dia das empresas, tendo em vista que, quando o negócio vende seus recebíveis, está deixando seu caixa futuro mais vulnerável.
Ela é uma forma temporária de resolver desencaixes no fluxo de caixa, mas não deve ser usada como fuga pelos empresários: é preciso ter um planejamento estratégico bem traçado para evitar a escassez monetária.
Benefícios da antecipação de recebíveis
Confira abaixo os benefícios que você tem ao contratar a antecipação de recebíveis para a sua empresa:
Fluxo de caixa saudável
Antecipar recebíveis permite que sua empresa tenha acesso imediato a recursos financeiros que apenas seriam recebidos no futuro, o que garante que o fluxo de caixa fique mais estável e previsível momentaneamente, proporcionando racionalidade e segurança no cumprimento de obrigações financeiras, pagamento de fornecedores e investimentos para o crescimento do negócio.
Oportunidades de negociação
Com o dinheiro em mãos, sua empresa ganha mais poder de negociação. Desta forma, você pode: aproveitar descontos oferecidos por fornecedores; fazer compras estratégicas; investir em melhorias; e focar em oportunidades de expansão.
É claro que tudo isso dependerá muito de qual é o foco do seu negócio e como está a questão financeira. Tenha, portanto, cuidado e sabedoria ao direcionar esse recurso.
Se o cenário não é positivo e há sufoco para pagar as contas, a antecipação deve ser direcionada para o pagamento de despesas urgentes e não para investimentos, por exemplo.
Capital de giro e investimentos
A antecipação de recebíveis proporciona capital de giro para a sua empresa quando bem estruturada. Com esses recursos extras, você pode investir em novos projetos, comprar equipamentos, contratar mais funcionários ou até mesmo expandir a operação.
Ter esse caixa “sobrando” é uma realidade muito distante da maioria das empresas brasileiras, mas com muito planejamento financeiro e a adição da antecipação de recebíveis é possível sonhar com mais fôlego.
Crescimento acelerado
Ao antecipar recebíveis, você pode acelerar o crescimento do seu negócio. Isso acontece porque ao ter mais recursos disponíveis dá para investir mais em marketing, ampliar sua equipe de vendas e conquistar novos clientes.
Considere a antecipação de recebíveis uma ferramenta eficaz para impulsionar o desenvolvimento do seu negócio, mas não a trate como a solução final para eventuais dificuldades monetárias!
Ficou interessado? Converse com a nossa equipe e saiba como podemos ajudar você e seu negócio a dar esse passo com segurança.